DANDO O MEU MELHOR



Marcos 14:3-9 E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.
A Bíblia está repleta de histórias sobre pessoas que deram o seu melhor para Deus. No texto de Marcos, observamos a história de uma mulher que derramou sobre a cabeça de Jesus um óleo nobre, puro e de alto valor. Ela não se importou com os olhares de julgamento e nem com o alto valor do perfume, pois, naquela situação, o que ela queria era dar o seu melhor. Quantos de nós, diante das circunstâncias difíceis, faríamos a mesma coisa? Será que estamos dando o nosso melhor para Deus? Em Marcos 2:1-12, também conta a história de um paralítico que, juntamente com seus amigos, se esforçaram ao máximo para chegar perto de Jesus e com isso alcançar um milagre. Na sua opinião, o que essas duas histórias podem trazer de ensinamentos para nós?                                             (1)
___________________________________________________________________________________________
Vamos falar agora de duas atitudes importantes que a mulher teve.
1) Quebrou o vaso. O vaso era especialmente utilizado para guardar perfumes, pelo fato de ser mais fino no gargalo e permitir que pouca quantidade de perfume fosse derramada. Aquela mulher não queria derramar apenas uma pequena quantidade de perfume em Jesus, por isso o vaso precisou ser quebrado. Nós precisamos quebrar algumas coisas em nossas vidas, para que alcancemos um maior nível de Quebrantamento.
A) Devemos quebrar a Religiosidade. Marcos 14:4 (abrir e ler). O ato daquela mulher, era um ato de adoração. A partir do momento que as pessoas criticaram esse ato, elas estavam criticando a forma que aquela mulher estava adorando Jesus. Quantas vezes, muitos de nós não expressamos a nossa adoração ao Pai por medo do que as outras pessoas vão pensar? Devemos quebrar a Religiosidade e nos permitir dançar, correr, pular tudo por amor a Jesus.(2)
___________________________________________________________________________________________
Em 2 Samuel 6 a partir do versículo 16, conta a história de como Davi estava dançando e saltando de alegria na presença de Deus, e como ele foi desprezado por sua esposa Mical. Devemos entender que quando o assunto é adorar a Deus, não podemos seguir modelos estabelecidos por homens, pois o Pai procura aqueles que o adorem em espírito e em verdade. (João 4:23-24). Devemos estar dispostos a quebrar algumas barreiras e adorar ao Pai de todo o nosso coração e com toda as nossas forças.  Na sua opinião, que atitudes nos fariam ser adoradores de verdade?                                                                                                                                                                     (3)
___________________________________________________________________________________________
B) a  Hipocrisia. Marcos 14:5 (abrir e ler)
A adoração dessa mulher quebrou a Hipocrisia de muitos homens que estavam naquele lugar. Judas, por exemplo, queria que ela não tivesse derramado o nardo puro, por pretexto de vendê-lo e dar o dinheiro aos pobres. Precisamos manter o nosso coração perto do Senhor, sabendo o que realmente importa para Ele. Quando se dá um presente valioso para alguém, o valor que fica em destaque não é o do presente em si, mas quem recebe o presente. Na sua opinião, o que poderíamos dar ao Senhor por tudo aquilo que Ele já fez por nós?                                                         (4)
___________________________________________________________________________________________
2) Aos pés de Jesus. João 12:3 (abrir e ler)
A mulher pagou um alto preço pelo nardo puro, equivalia a um ano de salário. Atreves dessa atitude, ela proclamava que o valor desse nardo puro não se comparava ao valor de Jesus para ela. O que temos oferecido ao Senhor? Muitas vezes estamos oferecendo apenas problemas, questionamentos, mágoas. Será que não estamos oferecendo a Deus apenas o resto do nosso tempo, dedicação e compromisso? Como posso dar o resto de mim para alguém que me deu o melhor que eu sou? Tudo o que temos, tudo o que somos, provém Dele. Salmo 116:12 (abrir e ler). Precisamos nos derramar diante Daquele que venceu a morte e está vivo em nós, pois somos o bom perfume de Cristo. Na sua opinião, o que podemos fazer para a cada dia exalarmos o bom perfume de Cristo?                      (5)
___________________________________________________________________________________________
Conclusão. O nosso vaso de alabastro precisa ser quebrado. O vaso de alabastro representa nossa vida sendo quebrada e derramada na presença de Jesus. Não importa as críticas e nem as reprovações das pessoas em relação a nossa atitude diante de Jesus. Maria quebrou um vaso com um perfume caríssimo, assim devemos nos derramar diante de Deus com tudo que temos.
___________________________________________________________________________________________
Palavra da oferta

Provérbios 3:9-10