JUDÁ E ONÃ



Onã estava mais interessado em ter prazer do que cumprir o propósito. Na realidade, a Igreja tem vivido algo muito semelhante. Estamos buscando a Deus para ter prazer, enquanto deveríamos buscar a Deus para termos PROPÓSITO. 


Judá tinha 3 filhos: Er, Onã e Selá. Genesis 38:8 "Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão." O fato descrito no texto, diz respeito ao cumprimento da Lei, como podemos ver em Deuteronômio 25:5-6 "Se dois irmãos morarem juntos, e um deles morrer sem deixar filhos, a sua viúva não se casará com alguém de fora da família. O irmão do marido se casará com ela e cumprirá com ela o dever de cunhado. O primeiro filho que ela tiver levará o nome do irmão falecido, para que o seu nome não seja apagado de Israel." Onã tinha o dever de suscitar descendência ao seu irmão, porém decidiu não cumprir esse propósito. Gênesis 38:9 "Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão." Na sua opinião, o que pode acontecer se decidirmos negligenciar a vontade de Deus para nossas vidas?                                                                                                                                                                 (1)
______________________________________________________________________________________

Onã estava mais interessado em ter prazer do que cumprir o propósito. Na realidade, a Igreja tem vivido algo muito semelhante. Estamos buscando a Deus para ter prazer, enquanto deveríamos buscar a Deus para termos PROPÓSITO. Quando fazemos isso, atrasamos a obra do Senhor e não geramos nada no reino do Espírito. Estamos nos conformando em ir aos cultos cantar, bater palmas e até derramar algumas lágrimas, mas não estamos buscando o real propósito de Deus para nossas vidas. Na sua opinião, que atitudes práticas podem nos conduzir a saber o propósito de Deus para nós?                                                                                         (2)
______________________________________________________________________________________

Em Isaías 61:1 fala que Espírito do Senhor nos ungiu PARA. Se não entendermos o "PARA", a unção não fará sentido nas nossas vidas. Deus nos fez com propósito eterno, porém estamos distraídos com muitas coisas. Por exemplo, uma distração que Sansão teve o levou a ser capturado pelos seus inimigos. Qual distração tem tirado seu foco do propósito? Estamos vivendo uma crise, pois não sabemos quem somos. E quando não sabemos quem nós somos, não sabemos o que podemos fazer em Deus. Na sua opinião, se decidirmos buscar tudo aquilo que queremos ser em Deus, como estaremos daqui a um ano?                          (3)
______________________________________________________________________________________

Salmos 25:14 (Abrir e Ler). Precisamos buscar ao Senhor para desvendar os seus segredos. Ele não esconde segredos de nós, Ele esconde PARA NÓS. Devemos ser mais interessados e curiosos para saber tudo aquilo que o Senhor tem para nós. Na sua opinião, por que algumas pessoas sabem tão pouco sobre os propósitos de Deus para a vida delas?                                                                                                                                (4)
______________________________________________________________________________________

Gênesis 38:18, 24-26 (Abrir e Ler). Existem três coisas que o pecado tira de nós, baseado nessa história: o selo, o cordão e o cajado. 1) Selo: Diz respeito a autoridade e ao Espírito Santo. O Espírito Santo não se retira por qualquer pecado. Ele está em nós justamente para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo, e nos levar ao arrependimento. Contudo, quando insistimos em viver no pecado, perdendo o temor por Deus, deixamos de ser templo e morada do Espírito. Na sua opinião, por que o pecado não pode mais ter domínio sobre você?                                                            
                                                                                                                                                                        (5)
______________________________________________________________________________________

2) Lenço: Fala sobre quebrantamento e comunhão. O pecado tenta nos deixar leprosos, ou seja, sem sensibilidade e quebrantamento. Assim, nossa comunhão com Deus fica comprometida. Não temos mais fome ou sede de conhecer mais de Deus. 3) Cajado: Fala sobre autoridade. Através do sacrifício de Cristo Jesus, hoje temos o poder de sermos Filhos de Deus. O que você acha que devemos fazer para permanecermos quebrantados e rendidos a perfeita vontade de Deus para nós?                                                                       (6)
______________________________________________________________________________________

Conclusão
Você tem sido como Onã, ou seja, vivendo pelo prazer, mas fugindo do propósito? Precisamos sair da passividade e ir mais fundo. Buscando com muita intensidade aquilo que o Senhor nos chamou para ser. Não podemos deixar que o pecado roube nossa identidade em Cristo Jesus. Devemos ser filhos com propósito eterno.

Palavra da Oferta

O que podemos fazer com os recursos que passam pelas nossas mãos? Devemos deixar que os nossos recursos cumpram o propósito que está no coração de Deus.