O Sumo Sacerdote



O sumo sacerdote tinha a principal função no tabernáculo, pois representava o povo diante de Deus. Quando o sumo sacerdote era justo, todo povo era beneficiado, mas quando ele falhava, todo povo sofria. Houveram aproximadamente 81 sumo-sacerdotes de Arão a Caifás. Em levítico 10 e 21, podemos ver que os sumo sacerdotes não podiam rasgar as suas vestes, porém Caifás as rasgou diante de Jesus. Isso simbolizava que o velho sacerdócio estava acabado. Hoje, temos um sumo sacerdote que vive para sempre e que intercede por nós diante de Deus, seu nome é Jesus Cristo.
Na sua opinião, que vida podemos ter sabendo que hoje nosso Sumo Sacerdote é Jesus e Ele intercede por nós?                                                                                                                                         (1)
__________________________________________________________________________________________
  1. Todo sumo sacerdote é tomado dentre o povo. 
Hebreus 5.1-2. Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados, 2 e é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas. Hebreus 2.17. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Quando Arão foi escolhido para ser sumo sacerdote, foi escolhido pois estava sofrendo junto e conhecia o sofrimento do povo e isso o faria capaz de se compadecer das fraquezas do povo.  Jesus se tornou semelhante a nós em todas as coisas. Ele foi tentado e sofreu para que hoje, diante de Deus, ele possa se compadecer das nossas fraquezas. Hebreus 4: 14-16 (Abrir e ler). Nós não precisamos ficar com medo de chegar diante de Deus. Ele se fez semelhante a nós em nossas fraquezas. Você já se compadeceu de alguém? Isso acontece quando o seu interior se comove de amor a ponto de fazer algo relevante por outras pessoas. Sabendo que o senhor se compadece de nós devemos chegar diante de Deus confiadamente para receber dele misericórdia e graça. Na sua opinião, porque é importante ter um coração que se compadece do outro?                                                                                                                                    (2)
__________________________________________________________________________________________
  1. Jesus aperfeiçoado? 
Jesus era perfeito e sem pecado, mas ele precisava se tornar o sumo sacerdote perfeito e, como falamos, o sumo sacerdote precisava ser tomado dentre o povo, pois saberia, exatamente, os sofrimentos do povo. Hebreus 5.7. Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Esse momento fala a respeito do Getsêmani, quando Jesus ourou a quem podia livrá-lo da morte. Mas, naquele momento, em meio ao sofrimento obedeceu. Naquele momento Ele estava se tornando o sumo sacerdote perfeito. Em um tempo de angustia, ele foi ouvido por causa da sua piedade. Ele estava passando por aquilo que muitos passam. Ou seja, Ele sofreu na carne sofrimentos até maiores e pode se compadecer por nós. Na sua opinião, porque o sofrimento de Jesus tornou Ele o sumo sacerdote perfeito?                                                                                                                                      (3)
__________________________________________________________________________________________
  1. A segurança do sacerdócio de Cristo
O sumo sacerdote sempre estava a favor do povo diante de Deus. Jesus, o sumo sacerdote está diante de Deus a nosso favor. Como um intercessor, como advogado. Isso tem que nos trazer muita segurança porque, às vezes, nossa vida não está como deveria, porem temos um sumo sacerdote que esta orando a favor de nós. I João. 2.1 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Cristo está ao meu favor. Temos que parar de nos relacionarmos com Cristo somente ao nível de pedir perdão pelos pecados. Às vezes você pode ser um cristão correto mais passa por angustias, ele está ao seu favor. Cristo é poderoso para te dar uma vida plena nessa terra. Precisamos evoluir no nosso relacionamento com o Senhor e saber que ele é a nosso favor sobre todas as coisas. Sabendo disso, na sua opinião, o que devemos fazer para que nosso relacionamento com Deus cresça e amadureça?                                         (4)
__________________________________________________________________________________________
Conclusão
Hebreus 6:17-20 (Abrir e ler). Precisamos agarrar a esperança. Mantermos a nossa esperança no nosso fiel sumo sacerdote, Jesus Cristo, e saber que Ele intercede por nós para sempre. Ele está agora diante de Deus a favor de nós. Devemos parar de viver em condenação. Romanos 8.34. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Ele está levando nosso nome diante de Deus. Levante-se em fé, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao senhor.

Palavra da oferta
Deus provou Abraão pediu a ele o melhor que ele tinha, seu próprio filho. Nós nunca vamos ganhar de Deus nos Dar. Que o senhor nos ensine a dar sempre o melhor.