top of page

Duas Portas - Parte III


AS DUAS PORTAS – PARTE III


Já falamos sobre a estrada que estamos percorrendo e aprendemos que podemos mudar de uma porta para a outra. Assim como Isaías reconheceu como ele estava e onde ele estava vivendo, assim também precisamos saber em qual caminho estamos e mudar, se for preciso. Além disso, vimos que a porta estreita, nada mais é do que o próprio Jesus. Como a palavra fala que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Quando estamos com Ele, trilhamos o caminho certo. De fato, Ele é a nossa verdade e através d’Ele eu tenho vida.


Mateus 5:2-12 “e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Basicamente, o texto nos fala que, bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque vocês serão fartos. Precisamos entender que andar com Jesus é saber que existe um começo, um meio e um fim. E, nós, como discípulos de Jesus, também temos uma forma e um jeito. Assim como eles falaram com Pedro, naquele pátio, que ele tinha a forma de falar igual a de Jesus, também precisamos ter uma forma e um jeito.


Mateus 5:13-16 “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Nesse trecho, Jesus está falando de posicionamento. Ele ensina que nenhuma vela é acesa para ser colocada no chão, mas é acesa para ser colocada em uma posição para que possa iluminar a todos. Por outro lado, a Bíblia fala que nós somos sal. Dessa forma, precisamos entender que ele tem um sabor e proporciona sabor aos alimentos. Contudo, precisamos assumir essa forma, escolher o caminho que me leva para a vida. O grande problema é que falamos que as coisas antigas passaram e tudo se faz novo, e é verdade Jesus fez o caminho e ele é novo, mas nós queremos levar a velha natureza no novo caminho que Jesus nos deu.

Mateus 5:22-24 “Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”. Na velha conduta, provavelmente, iríamos nos negar a ter determinadas condutas. Todavia, a opção que temos é se reconciliar e consertar o que está quebrado.


Mateus 6:20-23a “mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. O Senhor está interessado nos seus relacionamentos. Por essa razão, que o texto nos afirma que onde está o seu tesouro, lá também estará o seu coração. Nosso coração não precisa estar somente no que temos aqui nessa terra, mas sim no que estamos construindo no Senhor. Mateus 5:44 “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” Andar no caminho que é estreito não é fácil, mas podemos ter certeza que é apenas um processo e todos eles são necessários na nossa vida, pois nos leva ao amadurecimento. Mateus 5:27-30 “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” Nessa parte, Jesus nessa parte demonstra ser bem radical. Ele mesmo fala que é melhor arrancar do que ir para um lugar de tormento. Dessa forma, precisamos ser radicais, pois a passividade não deve ser uma característica nossa. Estamos caminhando em uma vida de eternidade com Ele e a Bíblia fala que Ele é Santo e que o que é Santo não se mistura com o que é profano. Talvez, pensemos que isso é loucura, radicalismo, mas é poder de Deus para os que creem. Esse é o nosso evangelho. Jesus continua falando sobre práticas, que nós, como verdadeiros discípulos devemos ter. Ele nos ensina sobre a forma que devemos dar esmolas, orar, jejuar e cuidar do dinheiro. Além disso, nos ensina sobre como devemos ver a nossa vida.

Em muitas ocasiões, queremos andar ansiosos com tudo o que está ao nosso redor e ficamos até duvidando se Deus realmente irá nos ajudar. Todavia, não dá para andar no caminho do Senhor e ficar querendo levar a velha vida. As nossas bagagens precisam ser abandonadas, pois não cabem no caminho e não passam pela porta. Jesus termina o sermão dele falando sobre aquele que pratica as suas palavras está construindo a sua casa em um alicerce forte. Pode vir o que for, mas ela continuará de pé. Quando tentamos fazer as coisas do nosso jeito, tentando está no caminho do Senhor levando as bagagens antigas, o que irá acontecer é que a casa irá desmoronar. Dessa forma, precisamos escolher o caminho que é estreito e se entregar de modo integral a Ele.

Comentários


bottom of page