top of page

EXPECTATIVA NA SUA VINDA


EXPECTATIVA NA SUA VINDA

 

Na Bíblia, vemos a história de dez virgens, na qual, cinco delas eram prudentes e as outras eram néscias, ou seja, eram desapercebidas. Certa vez, elas foram se encontrar com o noivo, porém nem todas estavam preparadas para esse encontro e acabaram não sendo levadas por ele. II Pedro 3:1-14 “Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis”. Semelhantemente, devemos nos preparar, pois ele está voltando e, como Igreja, além de aguardar ansiosamente, também precisamos apressar a sua vinda e ter atitudes corretas para isso.

1) Não existe prazo

Mateus 24:44 “Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam” É preciso estar preparado a cada minuto como se Ele fosse voltar hoje. Contudo, precisamos planejar o trabalho como se Ele não fosse voltar agora. Uma das principais características de Deus é a longanimidade. Por essa razão, Ele nos espera e sabe qual é o dia que a Igreja estará pronta para sua vinda.

2) Precisamos amar a sua vinda

É bastante comum ver alguns comportamentos quando se falam sobre a volta de Cristo. As falas assumem um pavor, um medo e até mesmo pânico. Contudo, devemos amar a sua vinda. II Timóteo 4:8 “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda”.

3) Precisamos esperar a sua vinda

Filipenses 3:20-21 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

4) Precisamos clamar a sua vinda

Apocalipse 22:17 “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”. Os cristãos primitivos usavam  a palavra maranata que significa “O Senhor Vem!”.

5) Precisamos apressar a sua vinda

Atos 1:6-11 “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” Diante da volta de Jesus, precisamos ter a perspectiva correta. Logo, precisamos ter os nossos olhos fitos no céu e apressar a vinda do cordeiro. A História mostra que Paulo estava desejoso de apressar a vinda de Deus, pregando o evangelho. De modo semelhante, devemos posicionar os nossos corações e  ter em mente que os detalhes sobre como as coisas irão acontecer não são importantes, o mais importante é saber que receberemos poder para proclamar o reino de Deus. Jesus queria a sua igreja consciente de que Ele vai voltar e que esteja pronta para esse momento, independentemente da ordem dos eventos.  O que nos falta é paixão pela missão que o Senhor nos deu para apressar a sua volta. Atos 3:19-21 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade” Os céus irão segurar Jesus para que Ele não venha sem antes cumprir as palavras dos profetas que são os tempos de restauração de todas as coisas.

6) O reino de Deus está dentro de nós

Para apressar a vinda de Jesus, precisamos pensar e buscar as coisas do alto e trazer o céu na terra. Mateus 24:12-14 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim”. Por fim, o convite é para amar, esperar, clamar e apressar, pois Ele voltará e não tardará.

 
 
 

Comentários


bottom of page